O governador Ronaldo Caiado vistoriou, nesta quinta-feira (7/4), a estrutura que recebeu o 4º Mutirão Governo de Goiás, que foi realizado no último final de semana, dias 9 e 10 de abril. O evento foi realizado no cruzamento das avenidas Firenze e Cremona, no Setor Abaporu, em Goiânia. A expectativa é fazer mais de 150 mil atendimentos, superando a última edição. “Isso aqui é portão aberto”, garantiu o chefe do Executivo Estadual ao convidar a população.
“São mais de 9 mil metros quadrados, onde vamos prestar vários serviços do Governo de Goiás e da Prefeitura de Goiânia, podendo atender até cidades vizinhas” explicou Caiado. “Desde que assumi, deixamos claro que o foco é o cidadão e o Mutirão significa trazer toda estrutura do nosso governo, junto com o (prefeito) Rogério Cruz. São duas esferas políticas e administrativas implantando isso”, continuou.
De acordo com o governador, um dos focos nesta edição era a oferta de trabalho. “Vamos ter 4 mil vagas de emprego, 1.300 sem necessidade de qualificação, o setor da construção já destinou isso a nós. Os outros 2.700 serão dentro de critérios, com avaliação, para direcionar de acordo com a aptidão do candidato”, frisou Caiado.
Os visitantes também poderão se qualificar com mais de 3,7 mil vagas de cursos profissionalizantes da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). “Em alguns casos e dentro de critérios do CadÚnico, quem se formar poderá receber até recurso para iniciar seu próprio negócio”, informou o governador. “São ações que reproduzem resultados”, reforçou.
Atendimentos
O Mutirão ainda teve a entrega de benefícios em habitação e assistência social, serviços de corte de cabelo e consultoria jurídica. A Agência Goiana de Habitação (Agehab) convocou mil famílias para entrega do cartão do Aluguel Social. Outras mil foram chamadas para atendimentos de regularização fundiária, entre entrega e coleta de assinaturas em escrituras.
As ações de saúde contemplaram consultas e exames oftalmológicos, ultrassonografia, doppler e ecocardiograma. Foi possível fazer doação de sangue e cadastro de medula óssea. A Campanha Nacional de Vacinação foi reforçada com a disponibilização de imunizantes contra a Influenza e a Covid-19.
Na área social, o Governo de Goiás entregou 1.003 Cartões do Mães de Goiás e realizou a emissão de passaporte do idoso, carteira do autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e registro civil. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) fez a doação de andadores, bengalas, fraldas descartáveis, leites especiais, cadeiras de rodas padrão e higiênica, colchões, enxovais para bebês e Mix do Bem.
Os serviços do Vapt Vupt e do Expresso Totem estiveram disponíveis à população nos dois dias do evento. Nos guichês, os cidadãos tiveram acesso a órgãos como Detran, Saneago, Economia e Ipasgo. Já nos totens, os usuários puderam resolver demandas como a emissão da 2ª via da fatura de água, solicitação de 1ª e 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consulta de débitos fiscais por CPF, entre outros.
Secom/GO