“Fomentamos a liderança e o potencial de cada jovem”, diz Caiado no encerramento do JAG 2021

Governador Ronaldo Caiado durante encerramento dos Jogos Abertos de Goiás 2021, no Ginásio Goiânia Arena

Foto: André Saddi

O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (13/3), no ginásio Goiânia Arena, na capital, da cerimônia de encerramento dos Jogos Abertos de Goiás 2021 (JAG). O evento reuniu campeões e campeãs regionais de 25 modalidades para a entrega de medalhas. Após percorrer 20 municípios goianos, a competição chegou à etapa final em Goiânia somando uma participação de cerca de 16 mil atletas ao longo das disputas.

“Qual é o motivo dos Jogos Abertos? Primeiro, a maneira que temos de dar vazão à energia de cada jovem é a oportunidade de praticar esporte. Segundo, tenho a certeza de que os atletas chegarão em suas cidades e serão recepcionados como líderes. Fomentamos a liderança, a capacidade e o potencial de cada jovem em Goiás, além de integrar as comunidades”, explicou Caiado.

A fase de encerramento dos JAG na capital teve início na sexta-feira (11/3) e colocou em disputa quase 4 mil atletas em três dias. Em 14 locais de competição, partidas de futsal, basquete, vôlei e handebol, masculino e feminino, tiveram a participação das equipes que foram campeãs nas etapas regionais dos municípios de Catalão, Goianésia, São Luís de Montes Belos, Luziânia, Posse e Rio Verde. Além dos esportes coletivos, atletas de outras 21 modalidades também participaram da etapa final em diversos pontos de Goiânia.

“Como estrutura, tivemos alimentação com nutricionistas, fisioterapeutas, alojamentos, transportes, tudo para dar condição não só para atletas, mas para as federações que apoiam”, exemplificou o titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Henderson de Paula Rodrigues. “Podemos ter equipamentos, bolas, redes, mas temos que pensar no ser humano, no alto rendimento, em um Goiás olímpico”, projetou Rodrigues, visando, por exemplo, a chegada de atletas do Estado para a disputa das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris, na França, em 2024.

Presidente dos JAG, Antônio Carneiro falou do legado da atual gestão do Estado para a competição. “Nos momentos difíceis é que reconhecemos os grandes líderes. O governador trocou confetes e festas por uma relação efetiva com os atletas. Nunca se teve isso”, contou. “Isso aqui é muito importante para quem participa. Ficará na lembrança. Independentemente de quem ganhou ou perdeu, o mais importante é a articulação para fazer as coisas juntos”, direcionou o prefeito de Planaltina de Goiás, Delegado Cristiomário, ao governador.

Paratletas

Os JAG também contemplaram, nesta edição, disputas do paradesporto, com as modalidades de natação, atletismo, tênis de mesa, parabadminton, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado, com várias competições sendo realizadas no Centro de Excelência do Esporte, no Centro de Goiânia. “Foi muito importante este evento aqui em Goiás. Ter o paralímpico foi uma oportunidade única de treinarmos e competirmos em alto nível. Tem que acontecer cada vez mais jogos que incluam as pessoas com deficiência”, enfatizou a atleta Jani Freitas Batista, do vôlei sentado, integrante da Associação dos Deficientes Físicos de Aparecida de Goiânia (Adap), que conta com jogadoras da seleção brasileira em preparação para o Mundial da modalidade, em maio, na China.

Também estiveram na cerimônia de encerramento dos JAG 2021 o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto; os deputados federais Delegado Waldir e Lucas Vergílio; além de vários representantes do primeiro escalão do governo estadual e outras autoridades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secom/GO

Últimas notícias