A Ucrânia informou, nesta quinta-feira (17/3), que abateu ao todo 10 alvos russos nas últimas 24 horas. Segundo o comandante-chefe das Forças Armadas do país, Valeriy Zaluzhny, um avião russo Su-25 foi destruído e um caça Su-35, atingido no céu na região de Kiev, capital da Ucrânia.
O país, invadido pelos russos em 24 de fevereiro, viveu mais uma noite de intensos bombardeios. Um prédio de 16 andares teria sido destruído e uma pessoa, morta, segundo autoridades locais.
Kiev e cidades do sul ucraniano, que dão acesso ao Mar Negro, importante rota comercial, são as mais afetadas pelas investidas russas.
Teatro bombardeado
Autoridades de segurança ucranianas acusam a Rússia de atacar um teatro em Mariupol que era usado como abrigo para civis. As informações são do conselho da cidade.
Apesar da confirmação do bombardeio, no começo da tarde desta quarta-feira (16/3), a Ucrânia não informou o número de pessoas que poderiam ter sido afetadas nem divulgou se há registro de mortes. Inicialmente, “centenas” de civis estavam no local.
Rússia x Ucrânia: entenda conflito entre países que já foram uma nação
“Outro crime de guerra horrendo em Mariupol. Massivo ataque russo ao Teatro Drama, onde centenas de civis inocentes estavam escondidos. O edifício está agora totalmente em ruínas. Os russos não podiam saber que este era um abrigo civil. Salve Mariupol. Pare os criminosos de guerra russos”, condenou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.
Os sobreviventes do ataque são retirados do local nesta quinta-feira.
Metrópoles