O secretário municipal de Agricultura Abadyas Damasceno juntamente com a equipe técnica da pasta, estiveram in loco, na Plantação Hidropônica do Senhor Savio Batista em nosso município de Águas Lindas de Goiás.
O QUE É A AGRICULTURA HIDROPÔNICA?
Hidroponia, do grego água (hidro) e trabalho (ponos), é o nome dado ao sistema de cultivo de plantas sem a necessidade de solo (terra) como meio de crescimento. As plantas ficam em contato direto com a água ou ar extremamente úmido, que contém o aditivo dos nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.
COMO FUNCIONA A HIDROPONIA?
Antes de entender como funciona a hidroponia precisamos entender como as plantas crescem e se desenvolvem. As plantas crescem pelo processo chamado fotossíntese, no qual utilizam a luz do sol e uma clorofila (substância química presente nas folhas) para converter dióxido de carbono e água em glicose (fonte de energia) e oxigênio. Além disso ela precisa de nutrientes não minerais (hidrogênio, oxigênio, …), macronutrientes (fósforo, cálcio, magnésio, enxofre, …) e micronutrientes (cloro, manganês, ferro, …).
Em um sistema de plantio em terra os macro e micronutrientes estão presentes no solo e chegam para a raiz das plantas, os não minerais estão presentes na água e no ar-atmosférico. Em um sistema hidropônico os macronutrientes são adicionados diretamente na água, que por sua vez está em contato com a raiz das plantas, servindo como meio para levar todos os não minerais e minerais necessários para a planta.
Com a hidroponia existe também a possibilidade de cultivar plantas sem a necessidade do sol, popularmente chamado de cultivo “indoor”, através de lampas especiais a luz necessária é fornecida para as plantas.
Um sistema hidropônico precisa basicamente da fonte de luz, seja ela natural ou artificial, de nutrientes misturadas na água e de uma maneira de levar esses nutrientes até a raiz.
Secom