Um homem, de aproximadamente 35 anos, morreu na manhã desta terça-feira (8/7) após invadir a pista do Aeroporto de Bergamo-Orio al Serio, um dos mais movimentados da Itália. Ele foi sugado pelo motor de um avião que realizava manobras para decolagem.
De acordo com a imprensa italiana, o homem iniciou a ação ainda fora do aeroporto, dirigindo na contramão nas proximidades do terminal. Ele abandonou o carro e correu em direção à pista. Já na área de desembarque, no térreo, conseguiu abrir uma porta de segurança que dá acesso direto ao pátio das aeronaves.
O acidente ocorreu no momento em que um Airbus A319 da companhia aérea Volotea, com destino ao Aeroporto das Astúrias, na Espanha, realizava a manobra de “pushback” — que consiste no recuo da aeronave para o início do taxiamento.
Em nota, a Sacbo, empresa que administra o aeroporto, informou que as operações foram suspensas entre 10h20 e 12h (horário local). A empresa classificou o caso como um “inconveniente na pista de taxiamento”, e disse que as circunstâncias do ocorrido estão sendo investigadas pelas autoridades italianas.
Uma tragédia que expõe falhas graves de segurança em um dos aeroportos mais movimentados da Itália. Como um homem conseguiu atravessar barreiras e chegar tão perto de uma aeronave em operação? As autoridades precisam dar respostas rápidas e reforçar os protocolos de proteção em áreas restritas.
ValdivinodeoliveiraDRT001423/GO FOTODIVULGAÇAO