Governo anuncia ônibus elétricos, melhorias na Metrobus e tecnologia para agilizar o trânsito em Goiânia
O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quinta-feira (14), 19 estações revitalizadas do BRT Leste-Oeste, dentro do projeto Nova Anhanguera, iniciado em janeiro de 2024. As últimas plataformas entregues foram Capuava, Cascavel e Rua 8. Outras quatro estações — Praça da Bíblia, Praça A, Dergo e Senador Canedo — devem ser concluídas ainda em 2025.
Além das reformas, 28 novos ônibus foram incorporados à frota: seis elétricos articulados para o corredor principal e 22 veículos Euro VI para linhas alimentadoras. A meta é chegar a 130 veículos movidos a energia limpa ou renovável, incluindo 50 elétricos, 32 a biometano e 48 Euro VI.
Pela primeira vez, Goiânia terá ônibus biarticulados 100% elétricos em operação regular. Os veículos, fabricados pela Volvo, têm 28 metros de comprimento e cinco unidades devem chegar até o fim do ano.
Outro destaque foi a implantação de um sistema de metronização inteligente, com uso de inteligência artificial para ajustar os sinais de trânsito e dar prioridade aos ônibus. O ganho de velocidade chega a 40%, beneficiando mais de 86 mil passageiros por dia.
A sede da Metrobus também foi revitalizada, com melhorias na recepção e no auditório, integrando o plano de modernização iniciado em 2021. Segundo o governo, a tarifa segue congelada em R$ 4,30 desde 2019 e o número de passageiros cresce cerca de 10% ao mês, com previsão de recuperar o volume de 2010 em até dois anos.
ValdivinodeoliveiraDRT001423/GOfotodivulgaçao
- Por: Redação - Valdivino de Oliveira
- em: